A Grendene, uma das maiores fabricantes de calçados do país, adotou uma assistente virtual baseada em inteligência artificial desenvolvida pela MadeinWeb, paulista de transformação digital, com tecnologia da AWS.
Entre as marcas da fabricante, a Melissa foi a escolhida para receber a solução, que visa melhorar a eficiência operacional da equipe de vendas, oferecendo recomendações precisas aos consumidores.
Batizada de IA Charla, a assistente virtual será alimentada com informações das últimas quatro coleções da Melissa, juntamente com dados de vendas de dois dos principais clubes Melissa.
Atualmente, a tecnologia está passando por testes piloto nas lojas da Melissa no Rio de Janeiro, com planos de expansão para toda a rede após a validação inicial.
Na prática, o uso da ferramenta irá trazer benefícios para diversas áreas da empresa, como o conhecimento estratégico de estoque e redirecionamento inteligente.
Nele, a assistente utilizará dados sobre o estoque de toda a rede e poderá oferecer sugestões de produtos alternativos em caso de ruptura de estoque local, ou direcionar os clientes para outros canais e lojas da rede, usando uma abordagem omnichannel.
Além disso, ela também pode realizar recomendações personalizadas com base na análise do histórico de compras e preferências de cada cliente.
“Isso não só encoraja a fidelidade do cliente, mas também fomenta o retorno frequente, resultando em um aumento constante nas vendas ao longo do tempo”, diz Walter Duarte, head de retail tech da Melissa.
Segundo Duarte, a possibilidade de identificação de tendências e estratégias de estoque também será benéfica.
“Será possível identificar quais produtos têm maior probabilidade de serem vendidos, possibilitando à loja direcionar seus recursos para estoque e estratégias de marketing de produtos que estão em alta demanda e seguindo as tendências atuais do mercado”, explica o head.
Conforme a marca, assim que a fase de testes for concluída, a IA Charla será disponibilizada para os times de vendas dos 403 clubes Melissa ativos no Brasil.
Fundada em 1971 em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a Grendene é conhecida pelas marcas de calçados de plástico Melissa, Grendha, Zaxy e Rider, entre outras, disponíveis em 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país.
A Grendene teve uma receita bruta de R$ 3,1 bilhões em 2022, uma alta de 9,6% em comparação ao ano anterior.
Já a MadeinWeb foi fundada em 2000 e atua como provedora de serviços de TI, com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Seu portfólio de clientes inclui JBS, Friboi, Seara, Honda, Globo, Totvs, Bayer, Sebrae, Chevrolet, entre outros.
No mercado há 16 anos, a AWS tem mais de 200 serviços a partir de 102 zonas de disponibilidade em 32 regiões geográficas. A companhia tem milhões de clientes, desde startups a grandes empresas e agências governamentais.
No Brasil, a lista conta com nomes como Anima Educação, Arezzo&Co, iFood, Itaú, Grupo Boticário, Localiza, Mercado Livre, Nubank, Petrobras, hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, e o Ministério da Saúde.
Autora: Mariana Murara – Jornalista no Baguete Diário
Fonte: BAGUETE